Na VetChip pode ser realizada a cirurgia de castração de machos e fêmeas, tanto em cães como em gatos, mediante a consulta de indicação de um médico veterinário.
Esta cirurgia é feita em animais saudáveis, no entanto requer cuidados específicos para minimizar os riscos próprios à anestesia geral. Na VetChip encontrará toda a estrutura e equipes para a realização desta intervenção.
Tais como outras cirurgias, a realização deste procedimento requer uma avaliação clínica, a partir da qual o médico veterinário irá pedir a realização de exames laboratoriais e de avaliação cardiológica. A intervenção é realizada em centro cirúrgico, com a administração de anestesia inalatória e monitorização contínua dos parâmetros vitais.
Após a cirurgia, o pet fica nos cuidados de internação para que a equipe possa acompanhar a recuperação. Após 24 horas o pet pode retornar para casa, com a medicação administrada de cuidado pós-cirúrgico.
Esta intervenção é indicada por algumas razões específicas. Quando os donos não pretendem que as fêmeas procriem, evitando assim gestações indesejadas e a ocorrência do cio. É importe lembrar que a castração de fêmeas, tanto gatas como cadelas, antes do primeiro cio ou entre o primeiro e segundo cio, permite um maior controle de algumas doenças oncológicas muito frequentes em fêmeas não castradas, como o câncer da mama, tumores de útero e ovários assim como infecções no útero ou gravidez psicológica.
Nos machos, é recomendada a castração em algumas situações, como por exemplo para o controle de alguns comportamentos como dominância e marcação de território. Isso acontece tanto em cães como em gatos. Nesses casos, a castração pode evitar que os animais saiam para a rua, comecem brigas provocando assim acidentes, além de diminuir consideravelmente o risco de contração de doenças graves.