Sobre o exame

O que é a Radiografia Digital?

Nem sempre é possível saber a causa de um ferimento ou doença, já que os nossos bichinhos não conseguem comunicar diretamente a origem da dor. Também várias doenças possuem sintomas parecidos, ou ainda evoluir de forma rápida. Assim, o exames de imagem, como a radiografia, permitem estabelecer um diagnóstico com maior segurança.

A radiografia é um exame de diagnóstico por imagem, que é bastante utilizado por ser seguro, eficaz, de baixo custo e de fácil e rápida realização. O raio-X possibilita fazer avaliações ortopédicas, pulmonares, cardíacas, poli traumas e o estado tumoral.

A radiografia digital conta com um aparelho de radiologia computadorizada, com imagem digitalizada permitindo uma melhor e rápida obtenção da imagem de alta resolução, assim como se trata de uma técnica mais respeitosa do ambiente, uma vez que vem substituir os filmes radiográficos e o processo de revelação química.

Como é realizada a Radiografia Digital?

O exame pode ser feito em animais tanto de pequeno como grande porte.

É importante manter o seu pet na posição correta para realizar o exame, mas isso pode ser complicado para alguns animais, por motivos de estresse, ansiedade, dor ou até mesmo agressividade. Existem técnicas para manter os animais imóveis durante o exame:

  • Por contenção química, com a ajuda de sedativos;
  • ou contenção física, que é feita pelo profissional e tutor, tranquilizando e posicionando corretamente o pet.

Vale a pena relembrar que tanto o médico veterinário como o tutor devem utilizar a proteção adequada para não serem exageradamente atingidos pela radiação.

Quando é indicada a realização deste exame?

Este exame permite localizar diferentes danos internos como fraturas, problemas cardiopulmonares, corpos estranhos, tumores, etc.

Assim existem dois tipos de radiografia:

  • O raio-X simples: que pode ser feito para as regiões do abdome, tórax, membros, crânio, coluna e articulações;
  • E o raio-X de contraste como a urografia excretora, a cistografia ou uretrocistografia retrógrada, o esofagograma e avaliação trânsito intestinal.

Entre em contato!

Preenchendo os campos abaixo

    Se preferir, ligue no (21) 3763-6645
    Assine nossa newsletter

    Receba nossos conteúdos com prioridade direto em seu e-mail