Sobre o exame

Os exames de microbiologia veterinária permitem destacar a importância dos micro-organismos. Assim a análise de diferentes culturas (bactérias, fungos, leveduras e vírus) que possibilitam o diagnóstico e tratamento do seu pet.

Existem algumas infeções bacterianas ou fúngicas bastante comuns nos animais pequenos como otites, infeções oculares, infeções urinárias e do aparelho reprodutivo, assim como infeções da pele.

Algumas dessas infeções, tais como as otites bacterianas, podem colocar a vida do seu pet em risco, por isso um bom diagnóstico permite ao médico veterinário de estabelecer o protocolo de tratamento antibiótico mais adequado e com êxito terapêutico.

Como são realizados estes exames?

Os exames de microbiologia são análise de laboratório através de técnicas microscópicas, por tinção ou visualização direta, mediante o isolamento e identificação dos organismos. Para a realização destes exames são necessárias amostras como sangue, fezes, exsudados, etc. com técnicas específicas para cada espécie parasitária.

Para que os exames de microbiologia sejam confiáveis é de extrema importância que a coleta seja feita com material esterilizado e que as amostras sejam rapidamente transportadas ao laboratório.

Quais são os exames de microbiologia que podem ser realizados na Vet Chip?

Aqui na Vet Chip, o seu pet poderá realizar os seguintes exames de microbiologia, após a avaliação do médico veterinário:

  • Cultura para fungos dermatófitos (Vet Check)
  • Exame direto Sarna – pele e crosta
  • Cultura (aeróbios) com antibiograma
  • Cultura para fungos com antifungigrama
  • Urocultura com antibiograma

Entre em contato!

Preenchendo os campos abaixo

    Se preferir, ligue no (21) 3763-6645
    Assine nossa newsletter

    Receba nossos conteúdos com prioridade direto em seu e-mail